ADica do dia  – Antivírus Avast

Acompanhe a nossa dica do dia, e muito útil, ainda mias pra quem gosta de compartilhar sua rede sem fios.

Com o lançamento da última versão gratuita do antivírus da AVAST, tornou-se possível monitorar todos os dispositivos ligados à sua rede doméstica.

Com a versão 2016 do antivírus gratuito da AVAST, tornou-se possível realizar pesquisas, não só no computador no qual está instalado, como também ao roteador e a todos os dispositivos ligados numa rede doméstica (PC, tablets, smartphones, impressoras e scanners). Esta versão permite ainda identificar se saíram atualizações para os controladores dos dispositivos do seu PC, bem como desativar extensões inseguras do seu navegador de Internet e criar um disco de arranque para reparar um PC corrompido. Outra funcionalidade importante é o novo gestor de senhas, que permite guardar todas as suas palavras-passe de forma segura.

1. Faça download e instale o AVAST

Dica do dia

Acesse à página oficial em avast.com e clique no botão ‘Transferir Gratuitamente’ para dar início ao download. Assim que terminar, execute o ficheiro de instalação, clicando no botão ‘Instalar’ quando pedido, clique em ‘Continuar’, quando a instalação tiver terminado. Será  dada a possibilidade de proteger o seu dispositivo móvel, mas aqui deverá clicar em ‘Não, não pretendo proteger o meu telefone Android’. Execute em seguida uma ‘Análise Inteligente’, que irá monitorar sete áreas importantes no seu sistema operacional, como a utilização de software desatualizado, ameaças de rede e problemas de desempenho do sistema.

2. Resolva os problemas iniciais

Dica do dia

Após a pesquisa, serão indicados os pontos que precisam de ser imediatamente resolvidos, sendo dada uma breve descrição sobre cada um. O ícone verde indica os pontos que estão certos e o vermelho avisa-nos para aquilo que precisa ser corrigido. Poderá clicar em ‘Resolver Tudo’ para avançar, sendo indicado, em cada passo, o que foi detectado. No final, o Avast vai sugerir o download da aplicação paga para optimização do sistema (Avast Cleanup), mas se sentir necessidade disso, recomendamos que utilize antes o CCleaner (piriform.com/ccleaner) que fará um trabalho melhor.

3. Verificar ameaças na rede

Dica do dia

Esta nova versão do Avast dispõe de uma interface totalmente redesenhada e baseada nas quatro opções existentes na barra superior da aplicação. Estas estão divididas por ‘Verificação’, ‘Ferramentas’, ‘Palavras-passe’ e ‘Loja’. Se selecionar a primeira opção, terá acesso a seis tipos de pesquisa, podendo escolher, por exemplo, ‘Verificar ameaças de rede’ para pesquisar possíveis irregularidades no seu roteador, bem como sua ligação à Internet.

4. Atualize o Software

Dica do dia

Uma ferramenta prática do novo Avast é o atualizador de software, que permite, através da opção ‘Verificar Software desatualizado’ determinar se existem aplicações que precisem de ser atualizadas. Para tal, vá no painel principal, escolha a categoria ‘Verificação’ e opte pela função ‘Verificar Software de Desatualizado’. Aqui será mostrado o software que precisa de atenção, sendo possível forçar a atualização através do Avast. Poderá clicar em baixo, em ‘Definições do Software Updater’ para que este  possa notificar sempre que saírem atualizações para os seus programas.

5. Cuidado com os add-nos

Dica do dia

À semelhança do que acontece com as anteriores verificações, poderá usar a ferramenta ‘Verificar Suplementos do Browser’ para determinar se instalou alguma extensão insegura no seu navegador de Internet. Caso sejam detectadas ameaças, poderá simplesmente eliminar ou atualizá-las para que as mesmas não prejudiquem o funcionamento e a segurança do seu computador.

6. Crie um disco de recuperação

Dica do dia

Uma das mais úteis ferramentas que a nova versão do Avast estreou foi a criação de um disco de recuperação (num pendrive USB ou CD), que poderá usar para pesquisar e resolver problemas caso o seu computador seja afetado. Para isso recorra a um pendrive USB de 512 MB (pelo menos) ou um CD e use a ferramenta de criação de disco de recuperaçao, que está colocada na categoria de ‘Ferramentas’: ‘Rescue Disk’. Escolha, em seguida, o tipo de dispositivo que pretende usar para a criação do disco de recuperação. Este processo poderá demorar até trinta minutos.

7. Gestor de Senhas

Dica do dia

Outra ferramenta nova que se poderá revelar particularmente útil é o novo gestor de senhas, acessível através da categoria ‘Palavras-Passe’, na barra do topo. Clicando em ‘Vista Geral’ terá acesso ao menu que lhe indicará as palavras-passe armazenadas no seu browser. Aqui poderá pesquisar o nível de segurança de cada senhas, bem como a que sites ou serviços correspondem. Vai também poder ativar gratuitamente o gestor de palavras-passe, que irá criar uma senha principal, que salvaguardará as restantes. Clique em ‘Continuar’ e certifique-se de que cria uma segura, usando maiúsculas, números e caracteres.

8. Instale extensão

Dica do dia

Após criada a palavra-passe principal, será necessário instalar a extensão que permite gerir as senhass no seu navegador preferido (é compatível com o Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer e Opera). Após a aceitação e instalação da extensão, experimente acessar  uma página que precise dos seus dados de de usuário – aqui vai estar uma opção que permitirá guardar os dados no Avast. Para acessar sua lista de senhas, apenas precisa abrir o Avast, acessar à categoria ‘Palavras-Passe’ e verificar os dados de acesso, a que página pertence e qual a senha, embora para esta última verificação seja pedida a palavra-passe principal que criou no passo anterior.

Espero que tenham gostado da Dica do dia, e até a próxima.

Suporte e Manutenção – Hardware & Software